
O projeto partiu da ideia de criar um passeio arquitetural, visando promover a conexão da casa com o exterior
Ao projetar a Casa 01, o escritório ES Arquitetura teve como objetivo inicial estabelecer o conceito de promenade architecturale (passeio arquitetural) de Le Corbusier, que consiste na valorização do percurso como uma estratégia conceitual.
Com isso, buscou-se a contemplação de pátios internos, amplos cômodos, segregação entre áreas privativas e sociais e a promoção do contato visual com o paisagismo exterior.
A conexão entre a arquitetura e o entorno com vegetação abundante (a implantação foi feita sem subtração de árvores) foi incentivada por meio de elementos arquitetônicos como esquadrias e aberturas horizontais, que também foram responsáveis por grandes áreas de iluminação e ventilação. No entanto, apesar da permeabilidade visual, o projeto resguarda a privacidade dos moradores.
Situada em um condomínio de alto padrão em Criciúma, Santa Catarina, a morada com cerca de 1,5 mil metros quadrados de área construída resultou, segundo o ES Arquitetura, de um briefing peculiar: Gostaria que a casa tivesse música, sentimento, madeira, ar, fogo, água, luz, caminho, busca. E também que fosse um ícone que representasse algo inovador, solicitou o cliente.
Concluída este ano, a residência composta por térreo e subsolo técnico se destaca por ter seguido uma série de premissas de sustentabilidade tanto na fase de projeto quanto de obra.
Foram aplicadas soluções inteligentes para tratamento de água, reutilizando e tratando 100% do esgoto gerado pela casa no próprio terreno concreto com dióxido de titânio, que tem a propriedade de limpar o ar placas fotovoltaicas um plano de gerenciamento de resíduos, telhado verde etc.
A preocupação sustentável também aparece nos interiores. O bambu é a principal madeira utilizada, mas há mobiliários fixos feitos com madeira de reflorestamento e piso com madeira tratada. Foram usados, ainda, rodapés de material reciclado e tecidos de linho e algodão naturais.
Ficha Técnica
Casa 01
Local: Criciúma, SC
Conclusão da obra: 2017
Área construída: 1.421,49 m2
Arquitetura: ES Arquitetura – Diego Justo do Espírito Santo (autor) Maicon Fedrigo Padilha, Julia Dias Gomes, Chayane Galvão, Mateus Brunel, Karla Faust, Rodrigo Estrella, Valério Dóca (equipe)
Interiores: Vânia Marroni Búrigo
Projeto luminotécnico: Amanda Pamato de Souza
Paisagismo: Benedito Abbud
Engenharia: Mauro César Sônego