Os melhores produtos e projetos de decoração, arquitetura e design para você se inspirar. Fique por dentro dos lançamentos mais bacanas do mercado. Selecione referencias e produtos para montar o seu projeto. Tudo em um só lugar

Projetos de banheiros devem ser adaptados para dimensões distintas.

23 de Janeiro de 2019
Imagem do projeto

Responsáveis pelos momentos mais refrescantes do dia, banheiros e salas de banhos, independentemente do tamanho que tenham, podem se tornar verdadeiros templos de relaxamento e bem-estar. Basta planejamento para que os ambientes atendam os desejos de diferentes perfis de família. Para ajudar nesse assunto, as arquitetas Nicole Finkel do escritório Nicole Finkel Arquitetura, e Denise Barretto, do escritório Denise Barreto Arquitetura, reuniram dicas valiosas para cômodos pequenos, médios e grandes.

O que poderá conter o ambiente? Cabe acrescentar um segundo chuveiro dentro do boxe? É possível ter duas cubas numa única bancada? Essas e outras perguntas serão respondidas pelo projeto depois que o arquiteto conhecer o local e fazer uma longa entrevista com os usuários do ambiente. Isso porque é imprescindível conhecer o estilo e modo de vida deles, desvendar os hábitos, os hobbies e as expectativas de cada um. Em seguida, o profissional se encarregará de definir as medidas do cômodo a fim de desenhar o layout e detalhar minuciosamente metais, louças sanitárias, mobiliário, acabamentos, etc.

Em ambientes enxutos, principalmente, um bom planejamento é indispensável, fazendo com que tudo seja equacionado na área disponível. Na maioria das vezes, o projeto faz escolhas para otimizar espaço, como trocar o bidê por uma ducha higiênica, mais compacta. Abrir mão de dispor de dois chuveiros e duas cubas também é uma maneira de evitar aperto.

A arquiteta Nicole Finkel destaca que para cômodos com metragem reduzida, o ideal é eleger uma paleta clara auxilia na hora de garantir amplitude. Para essa finalidade, o espelho também é um importante aliado fazendo que o lugar pareça ser maior do que realmente é. Também vale aproveitar toda a extensão das paredes. Por isso, que tal usar nichos ou prateleiras? Mas Nicole alerta para o cuidado com a profundidade das peças evitando que elas ocupem um lugar grande demais;

Outra dica aos cômodos pequenos é não dispensar nenhum cantinho. “Opte por portas de correr não somente para acessar o banheiro, como também em boxes e gabinetes. Dê preferência às bacias sanitárias com tamanho compacto”, diz. Segundo ela, cubas de semiencaixe são ideais para ser instaladas nos banheiros pequenos, pois permitem dispor de bancadas mais estreitas.

Em um banheiro médio, o projeto consegue oferecer mais elementos de bem-estar. Layouts otimizados rendem lugar para boxes maiores, na maioria dos casos, e os moradores podem lançar mão, inclusive, de dois chuveiros ou até de uma banheira. Nicole Finkel, afirma que o boxe pode ser mais espaçoso e dispor de uma abertura para fora, caso seja o desejo do morador. “Se o banheiro for utilizado por um casal é possível ter uma bancada maior com duas cubas, possibilitando que os dois usufruam o ambiente simultaneamente”, diz, que ainda completa, afirmando que uma metragem mediana possibilita ter uma banheira ocupando a mesma área do chuveiro, no boxe.

Ambientes grandes podem receber TV na área do boxe

Um banheiro generoso é terreno fértil para a criatividade de um arquiteto. É possível transformá-lo em uma sala de banho bem equipada e repleta de atrativos para os moradores, como instalar uma TV na área do boxe. “Espaços com uma ótima metragem proporcionam boas doses de saúde e bem-estar sem precisar sair de casa”, afirma a arquiteta Denise Barretto. Segundo ela, para os amantes da tecnologia, vale apostar em um sistema de som e uma TV para curtir os programas prediletos. Como o problema não é falta de espaço, a banheira não precisa ocupar a mesma área do chuveiro, no boxe. Vale pensar em uma forma criativa de separá-los sem perder a leveza e a integração do ambiente. “Cubas duplas, bancada generosa, espelho de uma ponta a outra são apenas alguns mimos mais que bem-vindos em salas de banho. Para completar, alguns projetos conseguem oferecer até mesmo um espaço para incluir uma penteadeira, sonho de muitas mulheres”, conclui.

 

Fonte: aRede.

Produtos

Quaker Decor
Tecido Frou Frou
+info

COTAR

Meber
Toalheiro Linear 2035 C 300
+info

COTAR

Única Laminados
Laminado Finlândia
+info

COTAR

Quaker Decor
Almofada Pl Skylinen Banana 50x40cm
+info

COTAR

Quaker Decor
Almofada Pl Twotone Linen Brown/Natural 50x50cm
+info

COTAR

Rubinettos
Misturador para Cozinha Ref.4240
+info

COTAR

Projetos

Madeira ripada esconde a entrada deste apartamento em São Paulo

Chic indexação

Casa na Bahia de estilo clássico aposta em materiais naturais