Os melhores produtos e projetos de decoração, arquitetura e design para você se inspirar. Fique por dentro dos lançamentos mais bacanas do mercado. Selecione referencias e produtos para montar o seu projeto. Tudo em um só lugar

Uma Linda Casa Brasileira Construída Com Materiais De Baixo Orçamento

11 de Maio de 2017
Imagem do projeto

A fachada já apresenta o que encontraremos adiante: uma casa de arquitetura brasileira que mistura técnicas modernas e tradicionais. Além dos tijolos aparentes, os arquitetos também optaram por utilizar a madeira em seu tom natural para portas e janelas.

Credits: homify / EKOa Empreendimentos Sustentáveis

Arquitetos do estúdio EKOa trataram de desenhar uma residência ecológica e (o melhor) com baixo orçamento. A partir de tecnologias modernas e soluções inteligentes, a arquitetura desta residência incorpora respostas contemporâneas e sustentáveis.’Hoje nós vamos visitar um projeto de estilo rústico, mas que é extremamente moderno. Os arquitetos do estúdio EKOa trataram de desenhar uma residência ecológica e (o melhor) com baixo orçamento. A partir de tecnologias modernas e soluções inteligentes, a arquitetura desta residência incorpora respostas contemporâneas e sustentáveis.

Materiais ecológicos, sistema de reaproveitamento da água, telhado permeável, ventilação e iluminação naturais e lâmpadas de LED são apenas algumas das alternativas que os profissionais implementaram neste projeto. Além disso, em 170 m² o desenho desta casa foi feito para aproveitar seus espaços da melhor maneira possível.

Áreas integradas, amplas e acolhedoras são recorrentes em sua arquitetura. Quer saber mais? Acompanhe-nos nesta visita!

7307ba62fbe480c042ba9b4ccbc6f24b

Garagem coberta
A garagem está localizada junto à entrada da casa e conta com uma estrutura que a protege tanto do sol quanto da chuva. Um pergolado de madeira compõe o elemento, colaborando ainda mais para a proteção climática. Para dar contraste e dinamismo, a pintura branca foi aplicada em alguns detalhes, como no forro e no topo dos pilares.
O paisagismo do jardim frontal é simples, mas suficiente para dar mais vida à fachada.

Acabamentos naturais
Elementos naturais, como a madeira e o tijolo aparente, são uma combinação sem erros para compor um estilo rústico. Neste projeto, a madeira aparece nos batentes, caixilhos, piso e outras estruturas que veremos a seguir. Pode apostar que ao utilizar tais acabamentos, o resultado é sempre positivo!


Ambientes sociais fluidos
Ao entrar na casa, nos deparamos com ambientes sociais integrados que apresentam uma fluidez sem igual. É possível caminhar livremente até a outra extremidade da casa. No entanto, há um limite sutil que separa a sala da cozinha: uma bancada com base em tijolo e topo de pedra.
Agora também podemos observar a estrutura em madeira, da qual falamos na imagem anterior. O telhado inclinado permite um pé direito generoso na área social, tornando-a ampla e fresca.


Portas com sistemas incríveis
As portas deste projeto são, sem dúvidas, algo que devemos comentar. Além de um design moderno, seus sistemas são originais.


Um pouco mais de perto…
A porta que dá acesso as áreas íntimas possui um sistema de correr aparente. Esta solução faz parte do conceito do projeto, pois deixa visível materiais e soluções. Por outro lado, o mosaico de vidro dá um toque de transparência para quando a porta está completamente fechada, assim não há um bloqueio total entre os dois espaços.


O corredor da área íntima


A cozinha
Mais adiante, chegamos na cozinha, um ambiente espaçoso e bem iluminado. O layout tipo “L” desenha claramente o limite em relação à sala de estar. A bancada pode facilmente atender os dois ambientes, servindo como apoio na hora de cozinhar ou para refeições rápidas.


Mobiliário planejado
O móvel da cozinha foi planejado sob medida para seus moradores, de forma a otimizar o espaço ao máximo. A bancada da pia foi desenhada com cuidado, considerando um pequeno desnível para a área molhada, bem como um frontão alto que protege os tijolos da parede.
Gabinetes baixos e armários altos oferecem área o suficiente para armazenar e organizar, mantendo a cozinha sempre limpa. E, por fim, nichos para embutir um forno e microondas foram incluídos no desenho desta peça.


A partir de outro ângulo…
Observando a casa por outro ângulo, desde a cozinha, podemos ver melhor a porta de entrada e o jardim de inverno, à direita.


…E agora, mobiliada!
O mobiliário da área social a tornou ainda mais acolhedora. Os estofados das cadeiras, em vermelho, entram em total harmonia com o espaço. A mesa de jantar é moderna e a sua decoração com um vaso dá o toque final.
Ao fundo, há um pequeno sofá feito com pallets pintados de roxo e cobertos por almofadas azuis. Uma idéia criativa para tornar o ambiente mais moderno e descontraído.


Madeira em casa rústica
Em ambientes rústicos uma porta de correr de madeira pode ser ideal para integrar ambientes internos e externos.


Área de estar externa
Saindo pela cozinha, chegamos à área de churrasco. A sensação de continuidade de um ambiente ao outro continua forte, graças a harmonia estética. O mobiliário deste espaço se utiliza dos mesmos acabamentos que vimos na cozinha, e a churrasqueira também foi construída com tijolos aparentes.
Uma churrasqueira completa, perfeita para os finais de semanas!


Lavabo e área de serviço
Junto à churrasqueira há também um pequeno lavabo e uma área de serviço compacta, que conta com um tanque e armários. Desta forma, a casa está completa!


Aproveitando a lateral
Na lateral, entre os limites do terreno e da casa, há um jardim. Esta área serve de passagem quando necessário, mas também garante que haja abertura nos quartos, para que recebam iluminação e ventilação naturais.


Janelas amplas
Graças ao jardim lateral que vimos anteriormente, os quartos possuem janelas amplas que se abrem completamente. Desta forma, cria-se uma atmosfera sempre fresca. Bem como um quarto iluminado e arejado.


Acesso externo ao quarto
Uma janela ampla não é tudo, o quarto ainda tem acesso ao jardim!


O banheiro
Ao contrário do restante da casa, não encontramos o tijolo aparente nos banheiros. Por ser uma área úmida, constantemente molhada, proteções especiais são necessárias. Desta forma, a arquitetura é duradoura e dispensa manutenções frequentes.


​Um detalhe: a bancada do banheiro
Nos banheiros, a bancada de pedra possui uma pia esculpida e torneira moderna! Incrível, não? Uma pia original e elegante.


O telhado
Para finalizar, daremos uma olhada na cobertura desta casa. Pela laje plana, o telhado pode ser acessado com facilidade, o que simplifica manutenções. Desta forma também é possível acessar as janelas para limpeza e conservação.

Produtos

Inovar Esquadrias de Alumínio
Porta Pivotante com vidro sirigrafado
+info

COTAR

Construflama
Tocheiro a Gás
+info

COTAR

Evviva Bertolini
Dormitório
+info

COTAR

Herança Cultural
Poltrona Outono
+info

COTAR

Papercom
Papel de Parede – Aida
+info

COTAR

LLUM | Bronzearte
Pendente Átomo
+info

COTAR

Projetos

Zaha Hadid em NY

Apartamento Moema – RCB Arquitetura

Apartamento minimalista tem decoração em tons neutros