Os melhores produtos e projetos de decoração, arquitetura e design para você se inspirar. Fique por dentro dos lançamentos mais bacanas do mercado. Selecione referencias e produtos para montar o seu projeto. Tudo em um só lugar

Websérie inédita sobre arquitetura brasileira estreia em janeiro no YouTube.

4 de Janeiro de 2019
Imagem do projeto

Com um investimento de R$ 1 milhão em pesquisa, produção e viagens pelo Brasil, uma nova websérie exclusiva para o YouTube aposta no segmento de Arquitetura e Design. A ideia é aproveitar o forte crescimento de interesse por esse segmento na maior plataforma de webvideos do mundo. Segundo dados do próprio YouTube, o número de internautas brasileiros entre 28 e 42 anos, com interesses em assuntos sobre casa, decoração, design e mobiliário aumentou 30% só nos últimos 12 meses.

Batizada de ARQ.DOC, a série vai ao ar em janeiro com a proposta de apresentar histórias por trás de construções, projetos de arquitetura e intervenções urbanas no Brasil. Produzidos em formato de documentário, os episódios prometem abordar a pluralidade criativa da arquitetura brasileira e como ela interage com as necessidades e transformações sociais.

Além da pegada documental, que mescla pesquisa, entrevistas e depoimentos, chama a atenção o cuidado estético com a produção, evidenciado no teaser que já está no ar e pode ser assistido clicando aqui. Imagens em movimento, tomadas aéreas e trilhas instrumentais procuram criar um dinamismo para captar a atenção do espectador.

Idealizada pelo experiente diretor e produtor Augusto Custodio, a websérie vai além da análise de projetos e tendências. É um convite à reflexão sobre o aspecto humano das construções e de como a arquitetura se relaciona com as pessoas.

— Sabemos que existe uma audiência qualificada que busca cada vez mais por serviços e produtos ligados a arquitetura no YouTube. Queremos nos comunicar com esse público, retratando o universo da arquitetura, a partir de um olhar documental que contextualiza de forma profunda a história por trás de cada projeto. O ARQ.DOC é uma narrativa sobre a materialização de ideias e sonhos, traduzidas em imagens autorais — ressalta Custodio, cujo trabalho é marcado por uma linguagem própria, amplamente reconhecida no segmento de arquitetura e interiores.

A primeira temporada de ARQ.DOC será composta por 11 episódios quinzenais, com duração média de 20 minutos cada. Para atingir também o mercado internacional, todos os vídeos contarão com versões legendadas em inglês e espanhol. O projeto conta ainda com a curadoria e coordenação de conteúdo da jornalista Marianne Wenzel, especializada em arquitetura, com passagens por veículos como Casa & Construção, Casa Claudia e Kaza.

Quando teve a ideia do ARQ.DOC, o diretor e produtor Augusto Custodio chegou a apresentá-lo para alguns canais. Mas o potencial de visibilidade e alcance de público das redes sociais pesou para o fechamento de exclusividade do conteúdo no YouTube. Hoje a plataforma é acessada por 95% dos brasileiros e os termos “arquitetura” e “design de interiores” estão entre os mais buscados. Ainda segundo o Youtube, 58% desse público é feminino e está relacionado com o poder de influência e decisão da mulher dentro de sua casa.

Como a proposta da série é falar não só com os profissionais e estudantes da área, mas com todos que se interessam pelas histórias e tendências da arquitetura e design, os números do YouTube reforçaram a opção pela plataforma como player exclusivo do ARQ.DOC. Outro dado que sustenta o otimismo dos produtores em relação ao desempenho da série é o próprio formado documental do produto. Segundo o YouTube, documentários estão entre os vídeos com maior tempo de duração de audiência, ultrapassando 75% de visualização da totalidade do conteúdo.

Para se destacar em meio à gigantesca massa de vídeos postados diariamente no YouTube, o ARQ.DOC uniu conteúdo de qualidade a um formato visual impactante, com narrativas envolventes e bem editadas. Entre equipe, equipamentos e viagens por todo o Brasil foram investidos mais de 1 milhão de reais. O projeto foi viabilizado com o apoio de diversas empresas, a maioria do segmento de arquitetura e design de interiores.

Primeiro episódio irá ao ar no dia 29 de Janeiro
O lançamento oficial da série ARQ.DOC está marcado para o dia 29 de janeiro, quando o primeiro vídeo irá ao ar no canal do YouTube. E já nesse episódio de estreia fica clara a intenção de explorar a diversidade regional da arquitetura brasileira. No roteiro aparecem projetos realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

O novo aeroporto de Vitória e o Centro Cultural Univates, em Lajeado (RS), integram a relação de obras que serão apresentadas no vídeo que abrirá a websérie. Também estarão em pauta  o Complexo Habitacional Júlio Prestes e a nova sede do Sesc Paulista. Em debate, conceitos e soluções que nortearam o processo criativo desses projetos. Entre os arquitetos entrevistados estão Marcelo Barbosa, Gianfranco Vannucchi e Camila Mirapalhete.

O episódio número 1 terá como tema o novo alumínio, cada vez mais usado em construções e projetos de design de todos os portes e estilos. No vídeo, a forma como o alumínio vem influenciando e transformando a arquitetura no país é destacada por Jefferson Lousa, diretor da Projetoal, empresa com atuação destacada no segmento de alumínio no Brasil e América Latina:

“De uma maneira muito clara nós ajudamos a transformar o cenário urbano do país”, avalia Lousa, em um dos inúmeros depoimentos que compõem o primeiro episódio da série sobre arquitetura ARQ.DOC.

Para saber mais sobre a nova série documental de arquitetura ARQ.DOC acesse o site oficial https://bit.ly/2QHI8gK ou o canal no YouTube https://youtu.be/KNvZASrXheE.

Fonte: Obra24horas

Produtos

Única Laminados
Laminado Címbalo Verde Bambu
+info

COTAR

Lider Interiores
Mesa de jantar Falésia
+info

COTAR

Tramontina
Cooktop Penta Side Plus B 5GG TRI 90
+info

COTAR

Inovar Esquadrias de Alumínio
Guarda corpo
+info

COTAR

Santa Mônica
Tapete Asti
+info

COTAR

Quaker Decor
Almofada Velvet Shammy Blue
+info

COTAR

Projetos

Apartamento Osasco - Ferrassa & Pickler Arquitetura

Apartamento para atleta tem vista para o mar de Salvador

Apartamento Alto da Boa Vista