Os melhores produtos e projetos de decoração, arquitetura e design para você se inspirar. Fique por dentro dos lançamentos mais bacanas do mercado. Selecione referencias e produtos para montar o seu projeto. Tudo em um só lugar

Baixe agora mesmo o App Kaza e tenha acesso a um conteúdo exclusivo.

App store





Bancos Indígenas do Xingu ganham destaque na SP-ARTE

Peças esculpidas por artistas dos povos Kamayurá, Mehinaku e Waujá aliam tradição, arte e design


Por: Redação

Os Bancos Indígenas do Xingu estarão expostos em um estande no setor design da SP-Arte 2019, que acontece entre 3 e 7 de Abril no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. As peças assumem, conforme o contexto, o uso ritual ou cotidiano, além de funcionarem como um demarcador social — há bancos de uso exclusivo masculino, feminino ou de caciques e pessoas importantes.

Os móveis possuem também uma dimensão cosmológica, sendo alguns deles usados por pajés como instrumento de transcendência ao mundo espiritual. Nas sociedades não-indígenas, as obras se inserem como objetos de arte e design.

Os bancos presentes na SP-Arte 2019 são esculpidos sempre a partir de um único tronco de madeira, sem juntas ou emendas e assumem a forma de animais da fauna brasileira e de entidades míticas. São decorados com grafismos tradicionais e pinturas que se referem a animais.

A diversidade e o repertório comum da arte do complexo cultural alto-xinguano, composto por nove etnias, aqui está representado pelos Kamayurá (da aldeia Morená), pelos Mehinaku (das aldeias Kaupuna e Utawana) e Waujá (da aldeia Piyulaga), cuja participação na SP-Arte se dá de forma independente e conta com o apoio da Coleção BEI e da SP-Arte. As peças em exposição serão comercializadas durante a feira.


PRODUTOS RELACIONADOS

Deca
Torneira lavatório mesa Star Bica Baixa
+info

COTAR

Tramontina
Cuba de Sobrepor Vitra 1C 34 R
+info

COTAR

NOTAS RELACIONADAS

DW! 2019: Paula Ferber Casa lança coleção em parceria com a dpot objeto

O processo criativo de Tsuyoshi Tane é o tema da nova exposição da Japan House

Yankatu lança coleção Alma-Raiz na MADE


PROJETOS RELACIONADOS