Os melhores produtos e projetos de decoração, arquitetura e design para você se inspirar. Fique por dentro dos lançamentos mais bacanas do mercado. Selecione referencias e produtos para montar o seu projeto. Tudo em um só lugar

Baixe agora mesmo o App Kaza e tenha acesso a um conteúdo exclusivo.

App store





O AIA elege os 9 melhores projetos de arquitetura contemporânea de 2019

Entre os escolhidos pelo Instituto Americano de Arquitetos estão um museu dedicado à cultura negra, um hospital para portadores de HIV e um centro cultural criado em um bunker


Por: Nádia Sayuri Kaku

O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) anunciou em seu site os nove projetos selecionados pelo 2019 Honor Awards, prêmio que contempla o melhor da arquitetura contemporânea produzida pelos Estados Unidos, independente do orçamento, tamanho, estilo ou tipo. Entre os vencedores estão um museu dedicado à cultura negra, a restauração de um projeto de Thomas Jefferson e um centro cultural criado em um bunker. O objetivo é mostram ao mundo como edifícios e espaços podem melhorar nossas vidas.

Arlington Elementary School

Esta escola elementar de Tacoma, Washington, foi projetada para ser o centro da comunidade em que está localizada. Além de atender 450 alunos do jardim de infância até a quinta série, também oferece programas comunitários e educação para adultos. Móveis empilháveis ​​criam divisões suaves do espaço e as paredes podem ser movidas. Não há salas de aula, apenas espaços para alunos e atividades de aprendizagem. O projeto é do escritório Mahlum Architects.

Casey House

 

Assinada pelo escritório Hariri Pontarini Architects, a Casey House fica em Toronto no Canadá e atende pessoas portadoras de HIV em um espaço que evoca o conforto da casa, distanciando-se dos usuais ambientes hospitalares. Adicionando mais de 5 mil m² de espaço à uma mansão vitoriana já existente, a equipe de design implementou um novo Programa de Saúde Diária para atender pacientes em 14 novas salas de internação. A nova estrutura abraça a construção de 1875 e organiza a experiência do usuário em torno de um pátio ajardinado, visível de todos os corredores e salas.

Smart Factory

Localizada em Chicago, a Smart Factory abriga um showroom de ferramentar para máquinas usadas para dobrar e moldar chapas metálicas. Os interiores do projeto de Barkow Leibinger são definidos por acabamentos industriais como aço, madeira carbonizada, concreto polido e metal expandido. As fachadas norte e sul são envidraçadas enquanto o aço Corten aparece nos lados leste e oeste.

Confluence Park

O Confluence Park é um laboratório vivo projetado para ampliar a compreensão dos visitantes sobre os ecótipos do sul do Texas e o impacto do desenvolvimento urbano nas bacias hidrográficas locais. A equipe dos escritórios Lake | Flato Architects e Matsys foram encarregadas de transformar um antigo pátio de construção em um único centro de educação ao ar livre. As estruturas de pétalas de concreto do pavilhão central inspiram-se nas plantas que canalizam a água da chuva até as raízes e, com cerca de 7 m de altura, formam uma rede de abóbadas que fornecem sombra e fluem diretamente para uma cisterna subterrânea.

Restoration of the Rotunda at the University of Virginia

A restauração do centro simbólico da Universidade da Virgínia – considerada a mais importante conquista arquitetônica de Thomas Jefferson – se baseia no mais alto nível de preservação histórica e de conservação dos edifícios. As molduras de metal da área externa, datadas da década de 1890, foram restauradas; o reboco acústico da sala da cúpula substituiu o teto de alumínio perfurado e os capitéis de gesso da década de 1970 foram substituídos por outros de madeira esculpida. Tudo feito para reproduzir o projeto original. O projeto fico a cargo do escritório John G. Waite Associates, Architects, PLLC.

Crosstown Concourse

Dando uma nova vida a um centro de distribuição de varejo que estava abandonado desde o início dos anos 80 em Memphis, o projeto de Looney Ricks Kiss transformou uma vila urbana de mais de 120 mil m² em uma comunidade urbana que transformou o entorno. Entre os serviços oferecidos na construção, estão uma escola secundária para 400 estudantes, academia de ginástica, teatro com capacidade para 450 espectadores, galeria de arte gratuita, estação de rádio e a maior clínica odontológica privada dos Estados Unidos. Além disso, cerca de 300 apartamentos oferecem alojamento para participantes de programas de artes, educação e residência médica.

Smithsonian National Museum of African American History and Culture

A parceria entre The Freelon Group (parte do escritório Perkins+Will), Adjaye Associates, Davis Brody Bond, e SmithGroup resultou em um museu que exalta a história e a cultura negras, com um design conduzido por temas de resiliência, memória e movimento. Em seu interior, padrões moldados pelos 3600 painéis de cor bronze fazem alusão ao ferro ornamentado encontrado em cidades como New Orleans e Charleston, onde esse trabalho é tipicamente projetado e fabricado por americanos de ascendência africana.

Starter Home* No. 4-15, Saint Thomas/Ninth

Continuação da iniciativa Starter Home* do escritório OJT, que entrega casas de nível básico a bairros urbanos históricos que estão rapidamente se valorizando, a Saint Thomas / Ninth renegocia as condições locais existentes em Nova Orleans para maximizar a densidade residencial. Encabeçada pelo arquiteto Jonathan Tate, a equipe adicionou 12 residências em uma área que abrigava um armazém desativado e um terreno baldio, trocando as usuais casas longas e planas por condomínios independentes altos e estreitos.

TIRPITZ Museum

Localizado em um local histórico na costa oeste da Dinamarca, este museu transformou um bunker alemão nunca concluído em um complexo cultural inovador e reuniu quatro instituições independentes sob o mesmo teto: um museu sobre bunkers de guerra, um museu de âmbar, um museu de história local e um espaço dedicado a exposições especiais. Cada uma possui sua própria galeria, que se conectam por meio de um túnel – nessa ligação, há uma mostra sobre como o local teria funcionado caso o bunker fosse concluído. As fachadas de vidro de 6 m de altura permitem ampla luz natural para os espaços subterrâneos. O projeto é de autoria do BIG-Bjarke Ingels Group.


PRODUTOS RELACIONADOS

Empório Luz Design
Cômoda Malibu Butterfly
+info

COTAR

Tramontina
Cuba de Sobrepor Vitra 2C 34 R
+info

COTAR

Wiler-K Decorações
Tecido de Jacquard para Móveis
+info

COTAR

NOTAS RELACIONADAS

Google Arts & Culture lança passeio virtual inédito pelo Palácio de Versalhes

Luminária une abajur a um minijardim

O trabalho de Jorge Wilheim é tema da nova mostra do Sesc Consolação, em São Paulo


PROJETOS RELACIONADOS