Os melhores produtos e projetos de decoração, arquitetura e design para você se inspirar. Fique por dentro dos lançamentos mais bacanas do mercado. Selecione referencias e produtos para montar o seu projeto. Tudo em um só lugar

Baixe agora mesmo o App Kaza e tenha acesso a um conteúdo exclusivo.

App store





O resgate da artesania no design moderno

Marcelo Rosenbaum, Espedito Seleiro e Bianca Misino (estilista da Catarina Mina) falam ao público sobre como embutir o artesanato ao design de moda, arquitetura e produtos


Por: Juliana Cunha

O complexo Beach Park, que inclui parque aquático, três resorts de perfis distintos e um hotel, bem como um centro de conveniências, convidou na última sexta-feira (2), o arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum, o mestre e artesão Espedito Seleiro e a estilista da marca Catarina Mina, Bianca Misino, para um talk sobre sustentabilidade.

O evento ocorreu na Vila Azul do Mar, centro comercial que atende as necessidades dos clientes dos resorts Acqua, Welness e Suites e do hotel Oceani, além dos frequentadores do Beach Park – parque aquático localizado em Aquiraz, município distante 30 quilômetros da capital cearense, Fortaleza. A vila reúne lojas e tendas comerciais com produtos que vão de bíquinis a produtos do artesanato cearense, e recebe também shows e talks que entretêm os visitantes e a população local.

Para este encontro, Rosenbaum, Espedito e Misino debateram a sustentabilidade e o valor do artesanato no design, na arquitetura e na moda. A Catarina Mina é uma marca de bolsas com custos abertos de produção: eles contam com artesãs parceiras que fazem crochê e produzem em três municípios do Ceará – Fortaleza, Itaitinga e Sobral. Focada em quem produz, a marca concentra seus esforços em questionar, repensar, refletir e tomar decisões levando em consideração um coletivo. No dia do evento, Bianca revelou que a Catarina Mina lança em breve uma coleção home, que contará com móveis feitos com vime e crochê em estrutura metálica. O sofá, a poltrona e o puff desenhados por Ney Barroso Filho resgatam o jeito cearense de morar.

Marcelo Rosenbaum comanda uma iniciativa batizada de “A Gente Transforma”, que visita comunidades artesãs com o intuito de conhecer e transmitir suas mensagens, bem como colocar o design a serviço das pessoas. Segundo ele, “esses mestres não reconhecem o valor de seu trabalho, e comecei a me colocar a este serviço: olhar, junto com as pessoas da comunidade, o que é tradicional ali”. Ele contou que nunca teve a intenção de intervir no trabalho destas pessoas, ou de criar produtos, mas que atua para trazer de volta o trabalho ancestral com uma nova tipologia.

Espedito Seleiro, filho de vaqueiro, aprendeu ainda novo o ofício, e hoje produz sandálias, bolsas, poltronas, bancos, chapéus, selas e demais objetos da cultura vaqueira a partir do couro. As peças tornaram-se, ainda na época de seu pai, símbolo da resistência do cangaço: o pai de Espedito recebeu a encomenda de uma sandália quadrada, cuja pegada não revelava a direção de quem caminha. Alguns dias depois, quando voltou para pegar a encomenda, o cliente revelou ser cangaceiro do bando do Capitão Virgulino.

Na conversa, quando questionado se tinha vontade de sair de Nova Olinda, pequena cidade no sul do Ceará, Espedito comentou que em vez de se mudar para uma cidade grande, tem vontade de fazer sua região crescer, girando o capital no local por meio do consumo: a ideia é atrair visitantes em busca de suas peças que possam consumir em outros segmentos, gerando renda para a população. Com parcerias com marcas como Cavalera e irmãos Campana, parece que a ideia vai longe.


PRODUTOS RELACIONADOS

Inovar Esquadrias de Alumínio
Guarda corpo com vidro
+info

COTAR

Única Laminados
Piso Vinílico Cor W4472
+info

COTAR

Única Laminados
Pastilhado de coco rustico clacio 30 - PCR30 CA
+info

COTAR

NOTAS RELACIONADAS

Gisela Simas apresenta poltrona inspirada no modernismo brasileiro durante a Venice Design

Milão 2019: Marcel Wanders e Ross Lovegrove assinam coleções para a Natuzzi Italia

ArtSoul: uma plataforma digital que une galerias de arte e arquitetos


PROJETOS RELACIONADOS

Gisele Taranto e Cadas Abranches armam evento em São Paulo

Milão 2017: Bang&Olufsen

Expo Revestir: Villagres lança novos tamanhos de porcelanato

Tags
-->