
Nome por trás da reurbanização do Anhangabaú e do Pátio do Colégio e pela construção do Anhembi, o arquiteto e urbanista Jorge Wilheim (1928 – 2014) é o tema da nova exposição do Sesc Consolação, que abrirá ao público no próximo dia 19 de setembro. A mostra, chamada de “Conversas na Praça”, abordará a vida de Wilheim desde sua saída precoce da Itália, por conta da Segunda Guerra, até a carreira como arquiteto, urbanista e gestor público, onde desenvolveu e aplicou importantes modelos de planejamento e urbanização em mais de 20 cidades brasileiras.
A expografia, assinada por Pedro Mendes da Rocha, transformará o Espaço de Convivência da unidade numa praça, onde as pessoas poderão interagir com o conteúdo exposto, além de dialogarem sobre a importância de espaços públicos que acolham os habitantes das pequenas e grandes cidades. Nesse contexto, o evento traz à vida um dos últimos desejos do arquiteto: um banco, localizado em alguma praça da cidade de São Paulo, onde ele pudesse sentar com seus livros, seus desenhos, seus pensamentos e com os jovens, para conversarem horas a fio sobre suas vidas e locais que habitam.
O material expositivo contará com desenhos técnicos, croquis, fotografias, vídeos e arquivos sonoros – tudo reunido pelo curador Guilherme Wisnik – e apresentará as principais obras e projetos do urbanista: o Parque Anhembi, a cidade de Angélica no Mato Grosso do Sul, a reconfiguração do Pátio do Colégio, o calçadão da Rua Augusta, os planos diretores das cidades de Curitiba e Joinville e a reurbanização do Vale do Anhangabaú .
Serviço:
Exposição “Conversas na Praça – o urbanismo de Jorge Wilheim”
Visitação: de 20 de setembro a 14 de dezembro, de segunda a sexta, das 10h30 às 21h30; e aos sábados e feriados, das 10h30 às 18h30
Local: Sesc Consolação – Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque, São Paulo
Entrada gratuita
Mais informações no site sescsp.org.br/consolacao