
Apesar da metragem reduzida (são 50 metros quadrados), a arquiteta Mona Singal, do Rua 141, se uniu ao arquiteto Rafael Zalc e, juntos, eles realizaram uma reforma que deu outra cara a este apartamento, e as alterações contribuíram para um melhor aproveitamento do espaço. O quarto foi integrado à área social e a estante em vergalhões e chapas metálicas setorizou os ambientes, o que confere privacidade ao morador.
O terraço, que antes era 30% do tamanho total do imóvel, foi incorporado à área interna, tornando-se uma continuidade do apartamento – as paredes e esquadrias foram eliminadas e as tubulações de hidráulica ficaram aparentes, em consonância com o conceito industrial predominante no projeto.
Uma das prioridades foi criar espaços com múltiplos usos – tal qual é o banco do terraço, que ora funciona como apoio para a mesa de jantar, ora atua como mesa de trabalho. Para o projeto de interiores, os arquitetos priorizaram o design brasileiro, com foco em jovens talentos do mercado, e optaram pela criação de parte do mobiliário – a personalização de peças é fundamental em espaços pequenos.
Fotos: Romulo Fialdini