Os melhores produtos e projetos de decoração, arquitetura e design para você se inspirar. Fique por dentro dos lançamentos mais bacanas do mercado. Selecione referencias e produtos para montar o seu projeto. Tudo em um só lugar

Baixe agora mesmo o App Kaza e tenha acesso a um conteúdo exclusivo.

App store





Casa Olhos D’água

Grande vão social avarandado e painéis de madeira ripada são destaque em projeto minimalista assinado pelo arquiteto Alexandre Aguirre


Por: Juliana Bianchi | Edição: Juliana Alves

Projetar uma casa que atendesse os desejos de um jovem casal no presente e garantisse bases sólidas para abrigar, com conforto, os sonhos futuros da família recém-formada. Esse foi o desafio abraçado pelo arquiteto mineiro Alexandre Aguirre ao desenhar a residência de 321 metros quadrados, localizada em um condomínio fechado, em uma das regiões mais nobres de Uberlândia.

A solução para encaixar todo o programa de necessidades dos proprietários foi explorar ao máximo o terreno, unindo área externa e interna de forma fluída em uma arquitetura minimalista, funcional e aconchegante. O ponto de partida foi o conceito de sala avarandada, onde os diferentes ambientes se integram com o espaço de lazer, trazendo para dentro da casa a refrescante brisa da piscina.

A área social, protegida de ambos os lados por panos de vidro que se abrem, abriga salas de estar, jantar e gourmet em um único ambiente inundado por luz natural e ventilação cruzada, o que garante maior conforto térmico em todos os pontos da casa. Para trazer mais aconchego ao espaço amplo, o projeto de interiores apostou em tons crus e na predominância de madeira freijó nas paredes e nos móveis, muitos assinados pela designer Maria Fernanda Ribeiro. Um cuidadoso jogo de iluminação, pensado em parceria com o lighting designer Fernando Aurélio Barros, da Duolux Interpam, reforça o clima intimista.

Materiais nobres e naturais também foram incorporados à arquitetura para garantir equilíbrio estético, sem fugir do minimalismo atemporal que dá tom ao imóvel. Caso do mármore travertino utilizado nos pisos da entrada principal, banheiros e em toda a área de lazer, e da pedra Hijau Lisa, da Palimanam, que reveste a piscina e o spa.

A madeira também ganhou função primordial no jogo de esconde-revela criado pelo arquiteto para resguardar a intimidade dos moradores, sem abrir mão do verde encontrado nos jardins e praça do entorno. Um painel ripado de cumaru reveste toda a fachada de linhas puras. No piso de cima um sistema de porta camarão permite recolher a madeira quando necessário para trazer a paisagem para dentro do quarto do casal.

No paisagismo, palmeiras e outras espécies tropicais trazem conforto visual e charme à divisa do terreno. Logo ao lado, separada apenas por um painel ripado, a garagem também conta com sistema de porta camarão que permite criar um espaço extra de apoio nos dias de festa.

Um home theater isolado do estar por portas retráteis, completa a gama de equipamentos pensados para reunir amigos e familiares com simplicidade e elegância.

Saiba mais sobre o arquiteto.

 


PRODUTOS RELACIONADOS

Phenicia Concept
Tapete Deep Wash
+info

COTAR

Phenicia Concept
Tapete Jimmy Blue
+info

COTAR

Papercom
Papel de Parede – Adagio
+info

COTAR

Inovar Esquadrias de Alumínio
Porta de correr 7 folhas
+info

COTAR


PROJETOS RELACIONADOS