
O projeto de arquitetura partiu da vontade dos clientes em receber bem seus amigos e familiares, que a casa fosse um espaço de convivência e proximidade. E essa foi a premissa base, criar espaços integrados e dinâmicos, que propiciem experiências únicas.
Em todo o projeto foram priorizadas as soluções para otimizar a iluminação e ventilação natural, com grandes planos de vidro que integram os ambientes trazendo iluminação para a parte interna e proporcionando ventilação cruzada. Além de conectarem a vista do vale em frente a casa com o jardim dos fundos.
Um destaque para essas características vai para a adega da casa, que foi pensada de forma a manter-se refrigerada naturalmente através de um sistema desenvolvido pelo escritório, onde o ar entra por pequenas aberturas próximas ao piso, logo após passar e ser resfriado pelo espelho d’água presente fachada, o ar quente por sua vez é succionado por aberturas próximas ao teto, através de um duto projetado para sugar naturalmente por um processo de convecção. Dessa forma a adega permanece sempre na temperatura ideal sem a necessidade de climatização.
A casa também tem toda a sua energia fornecida por painéis fotovoltaicos na cobertura.
Projeto: Petillo Arq+Int
Fotos: Ricardo Perini