
Na privilegiada localização entre a Avenida Rebouças e a Rua Capote Valente, em São Paulo, o Módulo Rebouças chama a atenção: o prédio assinado pelo escritório Dal Pian Arquitetos é revestido por um conjunto de caixilhos que alternam módulos envidraçados com vedações opacas em painéis de alumínio composto, nas tonalidades de cinza e amarelo. Esses fechamentos e aberturas foram pensados para que todas as unidades recebam as mesmas porcentagens de iluminação e ventilação naturais.
Internamente, a construção abriga 46 unidades de escritórios, um teatro no pavimento térreo e subsolos de garagem. Foi concebido como um cubo transpassado por um contínuo vazio central para onde se voltam as áreas da recepção do edifício, do foyer do teatro e das circulações coletivas verticais e horizontais periféricas, presentes em todos os pavimentos. Esses espaços e vazios proporcionam perspectivas visuais variadas e visões lúdicas dos acontecimentos do edifício, pensado como um espaço de trabalho extrovertido e amigável que procura estimular o encontro, a convivência e a socialização. Jardins e floreiras nos pavimentos superiores e térreo transportam o verde para seus ambientes internos.
O edifício não tem gradis ou muros voltados para as ruas. Seu térreo transparente e permeável é receptível aos fluxos urbanos, de modo a promover sua inserção harmônica no tecido da cidade.
Fotos: Nelson Kon