Os melhores produtos e projetos de decoração, arquitetura e design para você se inspirar. Fique por dentro dos lançamentos mais bacanas do mercado. Selecione referencias e produtos para montar o seu projeto. Tudo em um só lugar

Baixe agora mesmo o App Kaza e tenha acesso a um conteúdo exclusivo.

App store




DECORAÇÃO

Brasil colônia

Em Bananal, interior paulista, a Fazenda Resgate, construção histórica representativa do período em que o Brasil destacou-se como principal produtor de café, se mantém em perfeito estado de conservação


Por: Carolina Rayol

Considerada uma das cem mais belas e importantes edificações da história do Brasil, a Fazenda Resgate, localizada no município de Bananal, em São Paulo, foi construída em 1828 e já nessa época cultivava produtos agrícolas como café, milho, feijão e farinha. Adaptada à solução mineira de produção cafeeira, em meados do século 19, a propriedade possuía 351 escravos.

Foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional e continua em perfeito estado de conservação. Os 25 cômodos que compõem a arquitetura histórica são inspirados no estilo senhorial português com uma fachada neoclássica e escada central em cantaria. Após a primeira reforma – em 1850 – a estrutura recebeu materiais que diferiam dos utilizados na construção original, como tijolos de adobe e pau-a- -pique. As mudanças se deram por toda a arquitetura. A sala de jantar é acoplada ao pátio interno, a fim de proporcionar maior arejamento e iluminação natural ao interior da fazenda. Nessa época, o proprietário, herdeiro de uma fortuna incalculável, optou por uma reforma esplendorosa. “Como uma afronta ao imperador D. Pedro II, Manoel de Aguiar queria demonstrar seu conhecimento pelo estilo da época, utilizando materiais considerados caríssimos – como o vidro”, conta Henrique Braga, filho do atual proprietário conhecido como Comandante Braga. O pintor espanhol José Maria Villaronga foi designado pelo antigo proprietário para ilustrar um dos pavimentos. Nas paredes do hall de entrada encontram-se desenhados os produtos agrícolas produzidos na Resgate, principalmente o café. Na sala de visitas, em estilo rococó, pássaros brasileiros e detalhes em madeiras cobertas com folhas de ouro. A capela também se destaca por suas pinturas e detalhes em ouro. No mezanino, afrescos com várias representações de Nossa Senhora. Além do altar em estilo barroco e das diversas pinturas, um enorme retrato do batismo de Jesus é peça central desse espaço.

O trabalho de manutenção é interminável, uma vez que a fazenda não é habitada, porém recebe visitas de todos os cantos do País. A artista plástica e restauradora Chang Chi Chai é quem cuida de cada detalhe, conseguindo trazer de volta as cores e os contornos que o tempo e a umidade atacam sem trégua.


PRODUTOS RELACIONADOS

LLUM | Bronzearte
Lustre Theca Grey Smoke
+info

COTAR

Única Laminados
Laminado Azul Lago
+info

COTAR

Meber
Torneira Bancada 1202 C 78 AA
+info

COTAR


PROJETOS RELACIONADOS