Os melhores produtos e projetos de decoração, arquitetura e design para você se inspirar. Fique por dentro dos lançamentos mais bacanas do mercado. Selecione referencias e produtos para montar o seu projeto. Tudo em um só lugar

Baixe agora mesmo o App Kaza e tenha acesso a um conteúdo exclusivo.

App store




DECORAÇÃO

O bom do melhor

Até quando é menos, Sig é mais. Nesse apartamento carioca, a estrela mais cintilante da arquitetura brasilis mostra que luxo também se constrói com pouco


Por: Allex Colontonio

Se você, como eu, é fã de Sig Bergamin, sabe que, embora se declare maximalista convicto, ele não precisa de muita matéria-prima para desenhar cenários grandiosos. Esse apartamento carioca, rasgado para a Praia de Ipanema, não quer ser mais do que a paisagem que acontece lá fora – o balneário mais cantado do planeta, aquele da menina cheia de graça que vem e que passa num doce balanço a caminho do mar, como escreveram Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Projeto de atualização encomendado por uma cliente elegante que se desloca em longas temporadas na Europa, o endereço é absolutamente fresco, bamba e despretensioso, sem cara explícita de casa de praia, mas prática e “light” o bastante para acomodar o lifestyle, digamos, veranista, da moradora. “Era um imóvel antigo e a proprietária queria suavizar a decoração. A ideia não era competir com o mar que se avista da janela, mas deixar a ambientação se fundir no contexto. Aqui, menos é mais”, conta o arquiteto. Não confunda menos com pouco. E nem duvide da qualidade que se sobrepõe à quantidade.

O perfume de Sig, sempre inconfundível, deixa rastros que podem ser sentidos em cada detalhe, a começar pelos tons de azul que compõem seu pantone favorito e pontuam cada cantinho, e nas produções de cenários tratados por ele quase como altares. Seu décor “ecumênico” não varre nada para debaixo do tapete – aliás, ele preferiu abrir mão dos tapetes em quase todas as áreas. Mistura cabeças de Buda com móveis coloniais, estofados italianos com máscaras africanas, Tomie Ohtake com arte plumária, quadros ópticos com peças chinesas, vasos Powder Blue com pratos Fornasetti e outros mélanges transcontinentais (e transcendentais) que, embora mais comedidos na versão “equilíbrio e contenção de verão”, não caberiam aqui, de tão numerosos. Em cada detalhe, até quando é menos, Sig é mais.


PRODUTOS RELACIONADOS

Phenicia Concept
Tapete Parada Silk Pink
+info

COTAR

LLUM | Bronzearte
Plafon New Flower
+info

COTAR

Lider Interiores
Banqueta Aurora
+info

COTAR

Única Laminados
Piso Vinílico Cor W4496
+info

COTAR

Rubinettos
Porta Sabonete Ref.ACE20332
+info

COTAR

Mac Móveis
Cadeira Valos
+info

COTAR


PROJETOS RELACIONADOS