Os melhores produtos e projetos de decoração, arquitetura e design para você se inspirar. Fique por dentro dos lançamentos mais bacanas do mercado. Selecione referencias e produtos para montar o seu projeto. Tudo em um só lugar

Baixe agora mesmo o App Kaza e tenha acesso a um conteúdo exclusivo.

App store





O céu não é o limite

Fincada no ponto mais elevado de uma montanha patrimônio tombado e debruçada sobre o mais Belo Horizonte de Minas Gerais, a casa projetada por Carico é uma ode à arquitetura contida em prol do lifestyle e conforto de quem ali habita


Por: André Rodrigues

Oscar Niemeyer (1907–2012) deixou claro antes de partir: “A arquitetura não é importante. O importante é a vida”, dizia em suas andanças pelo mundo. Com um projeto arquitetônico tranquilo e sem firulas, Carlos Alexandre Dumont, o Carico, reverbera essa máxima na residência projetada por ele no ponto mais alto de um terreno que é patrimônio tombado no bairro de Belvedere, em Belo Horizonte, uma região que fica a pouco mais de 30 minutos da Pampulha, onde Niemeyer deu o pontapé inicial ao seu legado. “Fiz uma arquitetura contida, descomplicada. Minha prioridade máxima nesse projeto foi atender aos desejos do morador”, explica Carico em entrevista à KAZA.

Materializada em um espaço de cerca de mil metros quadrados, o château mineirinho tem uma fachada que ocupa quase meio quarteirão da rua enquanto se debruça sobre BH ao mesmo tempo em que se projeta com força terreno acima em direção ao céu: a rampa de acesso leva ao nível térreo, onde ficam as garagens e o spa tipo mediterrâneo. No primeiro andar, living, cozinha e mais nada. No segundo, a suíte master do dono do pedaço tem vista frontal e exatamente o mesmo tamanho do estar, sendo escoltada por outras três suítes na parte posterior da casa. Esse é o primeiro bloco. “O dono é um médico com uma vida muito ativa, praticante de esportes como tênis e natação”, diz o arquiteto que, naturalmente, ergueu uma quadra de tênis oficial e uma piscina de duas raias para atender às vontades do morador. No segundo bloco, um anexo separado da casa principal apenas pela piscina, que começa do lado de fora e invade a residência nesse momento, abriga salão de eventos e, na parte de cima, o pátio do heliponto, com direito a elevador panorâmico para apreciar a paisagem.

“Conforme o projeto foi sendo finalizado, percebemos que a vista era tão maravilhosa que a casa começava a perder um pouco de sua energia. Foi então que entendemos a necessidade de tumultuar os ambientes com obras de arte sob curadoria de Ângela Martins, da AM Galeria”, relembra o arquiteto. Entraram em cena, pela porta da frente, fotografias, pinturas e esculturas assinadas por nomes como Pierre Verger, Amilcar de Castro, Nelson Leirner, só para citar alguns. “A casa tinha muitos atrativos e todos os desejos do dono haviam sido atendidos. Ele tinha seu espaço para práticas esportivas, a vista perfeita, ventilação superfresca, bairro tranquilo. Então começou a ter vontade de conviver com elementos mais humanos, e encontrou a resposta para isso nas artes plásticas”, revela. Sendo assim, o acervo do morador foi garimpado meticulosamente, lado a lado com a construção da casa, e não herdado de vidas passadas. O resultado? Uma série de cenas produzidas tipo altares sacrossantos, daqueles que habitam o imaginário popular quando se pensa em Minas Gerais. Só que aqui, em vez de anjos barrocos e madeiras esculpidas/folheadas em ouro, Carico sugere um olhar contemporâneo sobre a crença humana, compondo a impactante cena que estampa nossa capa: duas crianças descobrem, com inocência e curiosidade, obras de Pierre Verger e Amilcar de Castro, santificados em uma imagem que resume o poder vanguardista dos criadores mineiros (e fazendo uma metafóra à capa do LP “Clube da Esquina”, de 1972). “Até liguei para o dono propondo uma reforma e ele não quis de jeito nenhum. Disse que a casa é perfeita. Existe recompensa melhor para um arquiteto?”, pergunta. Niemeyer já deu essa resposta, caro Carico.


PRODUTOS RELACIONADOS

Lider Interiores
Espreguiçadeira Tambor
+info

COTAR

Construflama
Tocheiro Vertical a Gás
+info

COTAR

Zaro Revestimentos
Revestimento AX 23
+info

COTAR

Empório Luz Design
Pendente Menlo Park 1L
+info

COTAR

Deca
Misturador lavatório mesa Belle Époque de Ville
+info

COTAR


PROJETOS RELACIONADOS