Os melhores produtos e projetos de decoração, arquitetura e design para você se inspirar. Fique por dentro dos lançamentos mais bacanas do mercado. Selecione referencias e produtos para montar o seu projeto. Tudo em um só lugar

Baixe agora mesmo o App Kaza e tenha acesso a um conteúdo exclusivo.

App store




DECORAÇÃO

Estância em Itaipava

A arquiteta carioca Sophia Galvão assina projeto bem equilibrado que mixa o estilo colonial e também flerta com o mood contemporâneo para a fazenda em Itapaiva, Rio de Janeiro


Por: Ana Paula de Assis

A inquietação, a vontade de romper com antigos clichês sem abrir mão de valorizar a tradição são característiscas marcantes (ufa!) nos layouts da nova geração de arquitetos brasileiros. Esse projeto simples, mas cheio de personalidade localizado em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro, sintetiza exatamente os princípios acima citados e está entre os destaques do portfólio de Sophia Galvão. A jovem arquiteta e urbanista de 33 anos – dez deles na estrada – já cravou suas pranchetas em lugares tão díspares quanto São Paulo, Roma e Londres.

Dessa vez, Galvão e equipe subiram a serra carioca com um brifieng bem definido pelos clientes. “Eles queriam que a casa, de estilo colonial, fosse preservada e também recebesse um anexo coberto e arrojado para o lazer da família que adora receber e também se render ao charme da região da serra carioca”, sintetiza. Construída num terreno de, acredite se quiser, 80 mil metros quadrados, onde não faltam hortinhas, pomares, galinheiros, gado leiteiro e até uma fonte de onde provém a água fresquinha que abastece a estância. “Também implantei um sistema de aquecimento solar que garante a energia no lar, mas, caso necessário, para os dias mais frios, também há calefação tradicional.”

A planta da morada foi dividida em dois pavimentos: na parte antiga da casa principal estão distribuídos, em 346 metros quadrados, os seis quartos, o living, a varanda, os três banheiros, o lavabo e a cozinha. “Nessa ala mantivemos o perfume retrô com o piso de peroba- -de-campo original nas áreas social e íntima. Para a fachada também mantivemos as características originais com paredes brancas, rodapés ocres, que destacam as venezianas azuis bem ao estilo colonial.” O anexo de lazer integrado e construído como uma caixa branca retangular e vazada – que pode ser fechada com panos de vidros – talvez seja o “puxadinho” mais disputado da gostosa morada de campo. Ele têm 60 metros quadrados e abriga uma estação gourmet – com direito a forno de pizza a lenha e churrasqueira, sala para relaxar na companhia de um bom livrinho, sauna e área de serviços. Quer mais? Se bater aquela vontade de tomar um banho, a piscina está logo ali em frente. É só se jogar e mergulhar.


PRODUTOS RELACIONADOS

Empório Luz Design
Luminária Redonda Multidirecional Recuada
+info

COTAR

Artefacto
Coluna de Jantar Alderaan
+info

COTAR

Breton
Cadeira Jamaica sem braço
+info

COTAR


PROJETOS RELACIONADOS