Os melhores produtos e projetos de decoração, arquitetura e design para você se inspirar. Fique por dentro dos lançamentos mais bacanas do mercado. Selecione referencias e produtos para montar o seu projeto. Tudo em um só lugar

Baixe agora mesmo o App Kaza e tenha acesso a um conteúdo exclusivo.

App store





Movelaria Olga – Pacheco & Frascoli Arquitetos Associados

Loja em Belo Horizonte (MG) tem projeto polivalente e sustentável


Por: Juliana Cunha

Prestes a ser inaugurada em Belo Horizonte (MG), a Movelaria Olga tem seu projeto arquitetônico assinado pelas arquitetas Fernanda Pacheco e Janaina Frascoli, do escritório Pacheco & Frascoli Arquitetos Associados. As profissionais resgataram conceitos que priorizam a integração entre o empreendimento e o contexto urbano sem deixar de lado a sustentabilidade. O design de interiores é assinado por Maurício Bomfim.

Em uma área de 700m², a Movelaria Olga está distribuída em três pavimentos, sendo os dois primeiros destinados ao showroom e o último ao estacionamento e a um grande terraço jardim para eventos. De acordo com as arquitetas responsáveis pelo projeto, a construção foi desenvolvida de modo a refletir três diretrizes principais: integração, sustentabilidade e polivalência. “O projeto integra-se ao contexto urbano horizontal e verticalmente, através de grandes aberturas ao longo das fachadas e do seu terraço- jardim que permite um contato integral com o meio externo. Em seu interior, o conceito de integração é igualmente trabalhado, dessa vez com poucos e sutis elementos arquitetônicos fixos, grandes vãos e pé direito duplo. A integração permite que os usuários e visitantes tenham total domínio visual do espaço”, explicam.

Sobre a sustentabilidade, Fabiana e Janaina contam que a preocupação do projeto é tratar, especialmente, do aspecto ambiental. “O sistema construtivo escolhido foi a estrutura metálica, com o intuito de reduzir a quantidade de resíduos e sobras de materiais na obra. Do ponto de vista energético, optamos pelo uso de placas solares fotovoltaicas que fornecerão energia suficiente para suprir a demanda gerada pela loja. O uso de brises, grandes vãos de iluminação e ventilação, sistemas de ventilação cruzada, generosos pés-direitos, entre outros elementos arquitetônicos, propiciam maior conforto térmico ao local. O edifício contará com sistema de reaproveitamento de água pluvial que será utilizada na irrigação dos jardins e escadas”, apontam.

Ao citar a polivalência do espaço, as profissionais ressaltam que esta foi a diretriz mais trabalhada. Isso devido ao aspecto dinâmico que existe em uma movelaria, tanto no que diz respeito às mudanças constantes no mix de produtos, quanto às variações de layout promovidas por novas formas de ocupar/morar absorvidas e reinterpretadas constantemente pelos profissionais da área e pelos consumidores diretos.

No design de interiores, o profissional Maurício Bomfim se propôs a criar uma ambientação fluida, que destaca os móveis e convida os clientes ao deslocamento pelo espaço de forma contínua. Conectada ao projeto arquitetônico, a decoração é clean e em tons neutros.

Fotos: studio Pixel


PRODUTOS RELACIONADOS

Deca
Misturador lavatório mesa Axis
+info

COTAR

Única Laminados
Laminado Alga Marina
+info

COTAR

Zaro Revestimentos
Painel Sphera Demolição
+info

COTAR

Única Laminados
Pastilhados de coco envelhecido Niquel - PCA20 NI
+info

COTAR


PROJETOS RELACIONADOS