Os melhores produtos e projetos de decoração, arquitetura e design para você se inspirar. Fique por dentro dos lançamentos mais bacanas do mercado. Selecione referencias e produtos para montar o seu projeto. Tudo em um só lugar

Baixe agora mesmo o App Kaza e tenha acesso a um conteúdo exclusivo.

App store





Teatro Copacabana Palace

Projeto assinado por Ivan Rezenda Arquitetura


Por: Redação

Projeto de Reforma e Revitalização
Projeto de um novo teatro para o Hotel Copacabana Palace incluindo novas áreas destinadas a cafeteira, longe e banheiros públicos.

Nova solução arquitetônica incorporando “vazios ociosos “existentes entre as alvenarias originais e a nova estrutura pós-incêndio de 1953. Redefinição da curva acústica e eliminação das áreas de sombra de visibilidade da caixa da plateia, trazendo as qualidades arquitetônicas necessárias a um teatro do século XXI dentro de um conjunto arquitetônico do século passado. Respeito total aos órgãos de Patrimônio na concepção e execução do projeto.

Mobiliário exclusivo desenhado para o teatro. Valorização do uso da madeira seguindo a tradição brasileira dos grandes artífices. Restauro minucioso das áreas tombadas.

Principais materiais, acabamentos e elementos do projeto: Latão natural, madeira Pau-ferro, quartzito Matira . Certificação de materiais, respeito absoluto aos órgãos de preservação e adequação às normas legais vigentes.

O prédio onde situa-se o teatro foi construído em estilo Eclético. Como as referências do teatro original foram perdidas com o incéndio, o projeto buscou dentro dos elementos decorativos das áreas tombadas ao redor do teatro, inspiração para o projeto a ser desenvolvido, não perdendo, no entanto, o espírito inovador que sempre norteou as ações dos seus empreendedores

0 conceito do projeto do conjunto de áreas que compõem o Teatro do Copacabana Palace baseia-se na valorização do espaço arquitetônico através de sua própria memória e identidade num diálogo com a contemporaneidade e o espírito inovador do hotel advindos desde a sua fundação.

0 espaço fluido do saguão e ponto de partida e inspiração para que as áreas subsequentes sejam pensadas de forma a incorporar em sua realização as evidencias do tempo, ressaltando camadas de texturas e padrões compositivos que priorizam o fazer manual na tradição dos grandes artífices do período eclético, aliados aos materiais de beleza natural e a tradição brasileira do trabalho em madeira.

Respeitando as premissas de intervenções arquitetônicas ditadas pelo lPHAN e demais órgãos de proteção do patrimônio histórico e cultural, além das novas normas de acessibilidade e segurança, o projeto buscou, também, numa investigação de espaços ociosos decorrentes do sistema estrutural executado após o incêndio que destruiu o teatro original, uma redefinição da volumetria da caixa da plateia com a incorporação de frisas e camarotes.

Ficha técnica
Teatro Copacabana Palace

Ivan Rezende Arquitetura
Equipe: Ivan Rezende (autor)
Arquitetos: Andréa Lima (coordenadora), Isabela Arraes e Alberto Santos
Local: Copacabana, Rio de Janeiro
Data conclusão da obra: 2021
Área total construída: 1200m²
Execução da obra: Baggio e Carvalho Engenharia
Luminotécnica: LDStudio
Acústica: Traço Verde Arquitetura Ambiental
Arquitetura Cênica: Cena Arquitetura
Gerenciamento: Taissa Thiry
Fotos Mauro Samagaio


PRODUTOS RELACIONADOS

Mac Móveis
Poltrona Laguna
+info

COTAR

Mac Móveis
Poltrona Ostra
+info

COTAR

Deca
Ducha higiênica Max - com registro sem derivação
+info

COTAR

Lider Interiores
Poltrona Viki Estofada
+info

COTAR

Rubinettos
Porta Shampoo Ref.ACE20334
+info

COTAR

Biancogres
Carvalho Natural
+info

COTAR


PROJETOS RELACIONADOS