
De longe, a UP HOME lembra uma caixa verde, camuflada no jardim, tendo ao fundo um muro de pedra. Mas ao cruzar o pórtico, logo se nota que história é outra: no lado de dentro, o espaço arejado de 140 m² tem arquitetura e interiores de visual contemporâneo pautados na geobiologia, ciência que estuda o impacto do ambiente na saúde e no bem-estar. Aliás, um assunto levado tão a sério pelo escritório Up3 Arquitetura que o loft presente na CASACOR Rio de Janeiro 2021 já nasce candidato à certificação HBC (Healthy Building Certificate).
O projeto propõe a máxima integração dos ambientes internos com o entorno. Aqui são bem-vindos pedra, argila, madeira, algodão, água, fogo e fibra natural, em espaços abertos, fluidos, versáteis e multifuncionais, repletos de plantas. No lugar de paredes fechadas, elementos vazados voltados para a natureza, como cobogós e grandes panos de vidro (com aberturas), garantem a permanente circulação do ar dentro da casa.
Na cozinha, uma grande ilha também funciona como mesa para reunião de trabalho. Logo ao lado, o ambiente de estar é uma releitura das salas típicas dos anos 1970, delimitado pelo piso mais baixo em forma circular. No quarto, paredes de pedra bruta, armário sem portas e até jardim de inverno atrás da cama são iluminados pela claraboia que inunda o espaço de luz natural.
Fotos: Denilson Machado, do MCA Estúdio