
Quando foi chamado para este projeto, o escritório Salles & Aldworth tinha em mãos um duplex sem nada dentro e um pedido para atender: transformar a cobertura em um lugar acolhedor e amplo para receber amigos e familiares. “Recebemos o apartamento assim que ele foi entregue pela construtora. Havia apenas o piso da área molhada e o forro de gesso”, conta a arquiteta Fiorella Aldworth.
O primeiro passo foi trocar a escada original por uma nova, feita de metal com patamar de madeira. O novo modelo, além de ampliar a entrada, também recebeu um ripado que esconde um armário e um depósito localizados embaixo dos degraus. Nichos iluminados expõem obras de arte.
No primeiro andar, a parede entre a sala e a cozinha foi demolida e a integração dos ambientes ficou marcada pela marcenaria planejada — o móvel multiuso serve de bancada, estante e, por chegar até o teto, cria uma espécie de caixa que envolve a cozinha. Os armários, paredes e revestimentos em tons de azul aparecem aqui e no andar superior, criando unidade entre todos os espaços. Outro ponto comum no apartamento todo é o uso de tapetes persas, relíquias dos moradores.
No pavimento superior, a cozinha gourmet é composta por churrasqueira, forno de pizza, mesa de jantar e bancada resistente para todos os tipos de preparações. “Criamos um ambiente que funciona tanto para o churrasco como para um jantar mais elaborado”, explica Fiorella.
Fotos: Marcelo Kahn