Os melhores produtos e projetos de decoração, arquitetura e design para você se inspirar. Fique por dentro dos lançamentos mais bacanas do mercado. Selecione referencias e produtos para montar o seu projeto. Tudo em um só lugar

Baixe agora mesmo o App Kaza e tenha acesso a um conteúdo exclusivo.

App store





Viver com arte

Projeto concebido por Olegário de Sá e Gil Cioni cria moldura atual para valorizar coleções de família


Por: Juliana Bianchi

Com vista direta para o parque do Ibirapuera, não é a copa das árvores que chama a atenção de quem entra no apartamento de 400 m² na cinzenta capital paulista, mas a profusão de peças de arte e de design clássicos perfeitamente integradas à decoração contemporânea. Como se fizessem parte, sem causar qualquer estranhamento, de um mesmo momento histórico. “Usamos uma base neutra, com mobiliário de linhas retas, para que o destaque fossem as coleções de arte”, explica o arquiteto Olegário de Sá.

O projeto, assinado em parceria com o designer de interiores Gil Cioni, foi concebido a partir da imponente tapeçaria datada do século XVIII, com cinco metros de altura. Posicionada na parede principal da sala de jantar, a peça pode ser vista de qualquer ponto da ala social totalmente integrada.

Estrategicamente posicionados ao lado da tapeçaria, como se fossem uma moldura contemporânea, quadros de espelhos ainda refletem a coleção de pratos decorados instalados nas colunas opostas, revelando outra paixão dos moradores. Acima da mesa de dez lugares assinada por Jader Almeida, o lustre de cristal austríaco do século XIX completa o clima de aconchego e sofisticação no jantar.

A primeira medida foi por abaixo as paredes que compartimentavam excessivamente o imóvel dos anos 1980, deixando o layout mais fluido. Integrada ao living por duas portas de correr que permanecem constantemente recolhidas na parede de gesso acartonado, a varanda garante iluminação natural abundante. O que permitiu optar por acabamentos mais sóbrios, como o painel de carvalho ebanizado que esconde a porta de entrada de 2,20 m e abriga obra do pintor italiano Dario Mecatti. O projeto de iluminação foi elaborado em parceria com a Olho de Moscow.

Na sala principal prevalece o conforto dos sofás de linhas retas comprados na Decameron e a neutralidade da mesa de vidro desenhada pelo escritório de arquitetura. O banco BA-102, projetado por Jorge Zalszupin na década de 60 (Etel Interiores) garante um sutil toque colorido juntamente com as poltronas azuis (Casual) e o tapete persa de patchwork (Punto e Filo). Tudo para deixar o olhar livre para a coleção de vasos de vidro em estilo Art Nouveau e Art Déco – entre eles alguns Gallé e Daum Nancy –, que ganhou nichos revestidos com palha de seda Nani Chinellato e iluminação especial com fita de LED.

A cartela de cores neutras segue pela varanda, onde, restaurado, o jogo de cadeiras clássicas que já fazia parte do acervo da família surge com pintura ebanizada e tecido rosê. Enquanto o sofá Dpot faz parceria com o abajur estilo império e a mesa de madeira de demolição.

Separado do ambiente principal pelas luminárias de madeira freijó desenhadas por Sá e Cioni, e executada pelo Armazém da Luz, o home theater encerra uma das obras preferidas do proprietário, o quadro com influência cubista do baiano Menelaw Sette. “

Para dar mais bossa ao ambiente, a parede dedicada à televisão foi toda revestida com pergaminho e complementada com uma lareira de ônix retroiluminado. Material que também foi utilizado no lavabo. Uma prateleira de madeira ripada garante espaço extra para as coleções sem interferir na iluminação da tela.

“Eles gostam muito de receber os amigos e a família, por isso o projeto de interiores ficou focado na ala social”, diz Sá, que com as mudanças conseguiu criar uma área generosa e acolhedora para que todos pudessem ficar reunidos, sem barreiras, em torno do acervo da família. “Nosso trabalho foi mais de curadoria. Não compramos uma única peça de arte. Estava tudo lá”, completa o arquiteto.


PRODUTOS RELACIONADOS

Única Laminados
Piso Vinilico Cor T2925 Padrão Madeirado
+info

COTAR

Inovar Esquadrias de Alumínio
Esquadrias personalizadas
+info

COTAR

Única Laminados
Laminado Granito Cinza
+info

COTAR


PROJETOS RELACIONADOS